"A burguesia rasgou o véu de emoção e de sentimentalidade das relações familiares e reduziu-as a mera relação monetária." - Karl Marx & Friedrich Engels

Páginas

domingo, 1 de agosto de 2010

Criticas... construtivas?


               Atualmente, existe uma facilidade nos meios de comunicação somada a uma liberdade para expor opinioes e idéias, de modo que, qualquer indivíduo possa expressar-se e divulgar qualquer forma de pensamento. Por um lado, isso é ótimo, visto que se assim não fosse, eu nao poderia estar aqui, divulgando minhas idéias, mas por outro, a quantidade de “lixo mental” produzida é simplismente absurda.
                Apesar de toda esta apresentaçao, eu estou aqui pra falar de um assunto um pouco mais específico, estou escrevendo para falar da internet, mais precisamente de blogs e videologs. Hoje, existem muitos blogs muitos videologs famosos, todos acessados por milhares de gente todo o dia, ou seja, seu pensamento divulgado para todas essas pessoas. Entretanto, o ponto em que quero chegar é: O que realmente vale a pena e o que é “lixo mental”?
                Normalmente, quando voce divulga suas opinioes, voce acaba atraindo pessoas que compartilham desta mesma opiniao, e que, provavelmente, vai gostar do que voce fala. Todavia, se a pessoa compartilha da mesma opinião, não há necessidade de ela ler o que voce divulgou, e, mais complicado ainda, é quando os blogs falam de coisas que nao falam nada de coisa alguma. Normalmente quando se critica alguma coisa, voce usa e manipula argumentos para provar que o seu ponto de vista é o certo, entretanto, se os seus argumentos sao coisas já sabidas por todos, voce simplismente está dizendo que, me valendo de uma metáfora, “banana é banana”.
                Além disso, voce deve argumentar também sobre algo que realmente valha a pena, por exemplo: Muitos blogs e videologs criticaram de todos os modos possíveis a trilogia do filme crepúsculo, e realmente, as criticas são boas e engraçadas, a criatividade muito boa, mas, com todo o respeito, que porra criticar um filme vai mudar a vida das pessoas? Eu acredito que assuntos mais interessantes podem ser abordados com o mesmo humor, e sem perder seguidores, afinal, o interessante nao é impressionar pessoas que pensam como voce, e sim cativar pessoas que ainda nao tem uma opiniao formada ou até pensam diferente a respeito de determinado assunto.
                A minha intenção com esse breve texto, não é criticar ou dizer que os blogs/videologs são ruins ou são bons, eu só penso que assuntos mais importantes e necessários poderiam ser abordados com o mesmo grau de humor. Eu espero que a qualidade dos blogs continue a mesma, mas, com todo o respeito, a qualidade dos assuntos abordados precisam ser melhoradas com urgencia.

por Paulo Rodriguez

Nenhum comentário:

Postar um comentário