"A burguesia rasgou o véu de emoção e de sentimentalidade das relações familiares e reduziu-as a mera relação monetária." - Karl Marx & Friedrich Engels

Páginas

quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Homem e o Sistema

       
          As pessoas tem a péssima mania de, quando em uma discussão, se valer de muitos argumentos para justificar o funcionamento de sistemas políticos. A questão é, qual sistema realmente funciona? Qual sistema é pleno e qual sistema é falho?
          Eu diria que não existe um sistema melhor e outro pior, apenas sistemas diferentes, porém nao me cabe dizer isto, até porque eu nem acredito nisto. Ao ponto de vista social, existe um sistema, pelo menos na teoria, justo e igualitário, o Socialismo. Este sistema seria, pelo menos teoricamente, o mais condizente com a ideia de igualdade, contudo, apesar de deixar bem clara a minha opinião a esse respeito, não é disto que eu realmente gostaria de falar.
          No inicio deste texto, eu perguntei qual sistema realmente funcionava, entretanto, não houve uma resposta, e nao houve uma resposta pelo simples fato de que, hoje, não existe um sistema que funcione, pelo simples fato de que o Homem não funciona. A mentalidade capitalista, hoje impregnada em nossa sociedade, a cultura do consumismo, a cultura da superioridade, e cultura da anti-coletividade, um solo perfeito para o desenvolvimento do capitalismo, e um solo praticamente infértil para qualquer outro sistema que se baseie na igualdade.
          Enquanto a nossa mentalidade nao mudar, enquanto o individualismo predominar, nenhum sistema será válido, se não o capitalismo, que nada mais é do que a maior prova de que o ser humano deixou de ser coletivo. A partir do momento que a mentalidade mudar, o capitalismo tende a desaparecer, pois a base do capitalismo é a exploração, mas enquanto isso nao mudar, nada melhora.

por Paulo Rodriguez

Nenhum comentário:

Postar um comentário